28 de abril de 2025 - 14:24

Preços abusivos no show de Lady Gaga viram caso de investigação no Rio

Secretaria de Defesa do Consumidor e Procon-RJ apuram denúncias de hospedagens superfaturadas durante o evento “Todo Mundo no Rio”
Por Geovanna Moraes Lima - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 7 meses

Créditos: Reprodução Internet

O aguardado show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, marcado para o dia 3 de maio, nem chegou e já está causando alvoroço! A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ abriram um processo administrativo para investigar possíveis práticas abusivas nos valores de aluguel de imóveis durante o evento “Todo Mundo no Rio”.

Nos últimos dias, choveram denúncias de fãs revoltados com os preços absurdos para hospedagem. Segundo informações do jornal O Globo, há relatos de que muitos proprietários cancelaram reservas já feitas para renegociar os valores — e o pior: com preços muito mais altos que os combinados inicialmente, prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

Medidas para coibir o abuso

De olho no que está acontecendo, a SEDCON exigiu que as plataformas de hospedagem informem quantos cancelamentos ou renegociações ocorreram entre os dias 20 de abril e 10 de maio. Com essas informações em mãos, a secretaria vai comparar os preços cobrados agora com os valores praticados em períodos anteriores.

“Se comprovado abuso de poder econômico, vantagem claramente excessiva ou prática de aumento abusivo de preço, serão aplicadas sanções tanto para as plataformas como para os proprietários”, afirmou Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor.

Consumidores podem (e devem) denunciar

Quem se sentiu prejudicado pode registrar uma denúncia. O secretário orientou que os consumidores guardem todos os comprovantes da reserva, como contratos, e-mails e mensagens. “O consumidor que foi lesado pela prática abusiva precisa registrar uma denúncia nos canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ”, pontuou Gutemberg.

Ao vivo