03 de outubro de 2024 - 15:35

Preparado para “Delírio a Dois”? Relembre os pontos-chave de “Coringa”

Produção estrelada por Joaquin Phoenix e Lady Gaga chega nesta quinta-feira (3) aos cinemas
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 meses

Créditos: Reprodução

O icônico vilão das histórias em quadrinhos da DC retorna às telonas na aguardada sequência de “Coringa“, “Coringa: Delírio a Dois“.

Desta vez, Joaquin Phoenix retorna como o Coringa, mas agora conta com a companhia de Lady Gaga no papel de Arlequina. Juntos, eles enfrentam o caos que Fleck espalhou por Gotham no primeiro filme, lançado em 2019.

Confira abaixo alguns pontos importantes destacados em “Coringa” que fazem sentido para a sequência.

1- Crimes cometidos por Arthur Fleck

Parte de “Coringa: Delírio a Dois” é dedicada ao julgamento de Arthur Fleck pelos crimes cometidos no primeiro filme, sendo o mais notável o assassinato do comediante Murray Franklin (Robert De Niro) durante seu programa, transmitido ao vivo para milhões de americanos.

No ápice de “Coringa”, Arthur é convidado para o programa de Murray, onde apresenta um número de humor sem graça. Momentos após essa apresentação, ele confessa alguns de seus assassinatos passados antes de atirar na cabeça de Murray.

2- Personagens que retornam

Em “Coringa”, Arthur conhece sua vizinha Sophie (Zazie Beetz, de “Atlanta”) e rapidamente estabelece um relacionamento com ela. No entanto, ao final do filme, revela-se que toda a relação era uma alucinação de Arthur.

Créditos: Reprodução

Outro personagem significativo na vida do protagonista é Gary (Leigh Gill, de “Nunca Te Esquecerei”). No primeiro filme, antes de aparecer no programa de Murray Franklin, Arthur é visitado por Randall e Gary, dois palhaços de sua trupe, que tentam alinhar suas histórias, uma vez que detetives de Gotham investigavam a identidade do palhaço que havia assassinado três pessoas no metrô — crime cometido pelo Coringa.

Créditos: Reprodução

3- Arthur é institucionalizado em “Coringa”

No final de “Coringa”, Arthur é encarcerado e visto tentando escapar do Asilo Elizabeth Arkham para os Criminalmente Insanos. Durante o primeiro filme, ele também é mostrado visitando Arkham, onde recebe medicação e consultas psiquiátricas regulares.

Enquanto boa parte de “Coringa: Delírio a Dois” se passa na sala de júri, onde Arthur está sendo julgado, a outra metade da narrativa foca em seu convívio com os guardas da instituição e os demais pacientes.

4 – Arthur mata sua mãe

Na sequência, é importante lembrar da presença de Penny Fleck, a mãe adotiva de Arthur Fleck. Ela o acolheu ainda criança, mas durante a infância, Arthur sofreu abusos tanto dela quanto de seu namorado, o que agravou significativamente sua saúde mental.

Quando Arthur descobriu as mentiras que Penny havia contado sobre seu passado, ele a matou, sufocando-a com um travesseiro, no primeiro filme. Os aspectos relacionados à sua saúde mental, seu passado traumático e sua relação com a mãe são explorados em “Coringa: Delírio a Dois”.

Ao vivo