20 de outubro de 2021 - 10:35

Trabalhadores poderão usar FGTS para comprar ações da Eletrobras

O modelo de privatização da estatal aprovado ontem (19), vai permitir que qualquer pessoa física residente no Brasil adquira diretamente as ações ofertadas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Divulgação

O governo federal aprovou ontem (19) , em reunião extraordinária do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI), o modelo de desestatização da Eletrobras. O plano vai permitir que qualquer pessoa física residente e domiciliada no Brasil adquira diretamente as ações ofertadas.

Trabalhadores também poderão usar dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar ações da Eletrobras no processo de privatização da empresa.

O modelo aprovado ontem prevê a participação do trabalhador por meio de cotas de fundos mútuos de privatização. Poderão ser usados até 50% do valor da conta individual do FGTS. O valor de entrada para cada investidor será de R$ 200. No total, o Conselho autorizou o uso de até R$ 6 bilhões do saldo do FGTS para esse tipo de investimento.

Outra medida é que empregados e aposentados da Eletrobras e de suas subsidiárias terão prioridade para adquirir até 10% do total das ações ofertadas.

O governo alega que o modelo aprovado irá auxiliar na democratização do capital social da Eletrobras, com incentivos à entrada de novos investidores individuais no mercado de capitais brasileiro.

Ao vivo