STF decide hoje sobre realização da Copa América no Brasil
Os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia rejeitaram a ação do PSB contra a realização do torneio.
Os ministros Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram ontem (09) para rejeitar a ação do PSB contra a realização da Copa América, prevista para começar no domingo (13) no Brasil. O processo está sendo discutido no plenário virtual.
A sessão é extraordinária, com duração de apenas 24 horas. Normalmente, o prazo nesta modalidade é de uma semana. O sistema foi aberto à meia-noite e será encerrado às 23h59 desta 5ª feira. O julgamento pode ser suspenso caso algum ministro peça vista ou destaque, que no caso mandaria o processo para o plenário físico.
Em seu voto, Cármen Lúcia, afirmou que rejeitou o pedido por carência de requisitos legais para processamento no STF. O decano, Marco Aurélio Mello, acompanhou Carmen e afirmou que a ação do PSB pretendia a substituição do Executivo pelo Judiciário.
Uma terceira ação também questiona a realização da Copa América, sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Em sessão virtual, ele votou pela realização do torneio, mas exigiu do Executivo um plano de segurança em 24 horas.