Bolsonaro diz que vai decidir pessoalmente sobre adoção de 5G no país
A nova tecnologia permite conexões cerca de 10 vezes mais rápidas que o 4G e é considerada fundamental para a automatização de casas e objetos de uso diário.
![](https://educadora909.com.br/wp-content/uploads/internet-5g-reprodução-680x418.jpg)
Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de ontem (03) que caberá a ele próprio a decisão sobre a implementação da internet 5G no Brasil. Segundo Bolsonaro, não vai ter “ninguém dando palpite”.
O leilão da Anatel para as novas frequências de telecomunicações, onde vai “trafegar” o 5G, foi adiado para 2021 em razão da pandemia.
A definição dos parâmetros do leilão cabe à Anatel – que, segundo a Lei Geral de Telecomunicações, goza de “independência administrativa e ausência de subordinação hierárquica”.
Além de questões tecnológicas, o debate do 5G envolve disputas ideológicas, econômicas e de segurança nacional. O tema está no centro da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
A nova tecnologia permite conexões cerca de 10 vezes mais rápidas que o 4G e é considerada fundamental para a automatização de casas, veículos e objetos de uso diário.