Coreia do Norte diz que vai interromper comunicações com Coreia do Sul
Medida seria uma retaliação contra o envio de milhares de balões com panfletos contra o regime norte-coreano, soltos na fronteira por opositores.
O regime de Kim Jong-un na Coreia do Norte afirmou que vai cortar todas as linhas diretas com a Coreia do Sul a partir de meio dia de hoje (09). De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, a medida é o primeiro passo para desligar completamente todos os meios de contato com os vizinhos.
Segundo a agência Yonhap, da Coreia do Sul, representantes da ditadura norte-coreana atenderam ontem (08) duas vezes a ligação pela linha direta entre os dois países. A resposta levou as autoridades do Sul a acreditarem que a tensão havia diminuído, mas horas depois o regime de Kim confirmou que cortaria a comunicação.
O corte é mais um capítulo na nova escalada de hostilidades na Península Coreana iniciada na semana passada, quando ativistas na Coreia do Sul lançaram balões com panfletos contra a ditadura Kim na direção do Norte.
Autoridades sul-coreanas disseram que pressionariam para promover uma lei proibindo o lançamento de folhetos, mas o anúncio provocou debates sobre a possível violação da liberdade de expressão no país.