15 de abril de 2017 - 07:09

Cuba suspende envio de médicos ao Brasil

Governo Cubano receia que os profissionais se recusem a retornar ao país
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O governo cubano suspendeu o envio ao Brasil de 710 profissionais treinados para o Mais Médicos. A decisão foi comunicada essa semana ao Ministério da Saúde e mostra o descontentamento com a recusa de médicos em retornar ao país após os três anos de contrato.

Desde o início do Mais Médicos, 88 profissionais já recorreram à justiça para permanecer no Brasil e garantir o direito de continuar no programa do governo federal.

Do outro lado, o governo cubano argumenta que a permanência dos profissionais no Brasil não faz parte do acordo firmado entre os dois países. O maior receio do governo cubano é de que um novo grupo de médicos resista em voltar para o país quando chamado de volta e que isso acabe afetando também o comportamento de profissionais que já estão atuando em outros países.

Esse tipo de cooperação é também uma forma de renda para ilha. No trato firmado entre Brasil e Cuba, parte dos salários dos médicos é paga diretamente para o governo cubano. O Brasil deve enviar uma comitiva ao país para discutir o assunto nas próximas semanas.

 

Ao vivo