Névoa seca encobre Uberlândia neste sábado
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, parte da névoa é resultado do encontro de uma massa de ar seco da região com uma massa de ar frio que se deslocou de São Paulo
Após uma rápida chuva em alguns pontos da cidade na noite de ontem, Uberlândia amanheceu hoje (21), encoberta por uma névoa que dificulta a visibilidade.
O Aeroporto de Uberlândia está operando por instrumentos nesta manhã, mas não há atrasos ou mudanças nos voos previstos para hoje. Os sistemas utilizados permitem a aproximação da aeronave e estabelecem o movimento do pouso com segurança.
Especialistas apontam que a névoa é resultado do encontro de uma massa de ar seco da região com uma massa de ar frio que se deslocou de São Paulo. Outra explicação, de acordo com a Defesa Civil é que parte do fenômeno seria ocasionado por fumaça, como ocorreu em cidades de São Paulo e do interior do Paraná nesta semana, além da capital, Belo Horizonte.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as camadas de fumaça foram detectadas por satélites, e vem principalmente de incêndios florestais registrados em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e também aqui em Uberlândia, principalmente das regiões do Cerrado e Amazônia.