Névoa seca encobre Uberlândia neste sábado
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, parte da névoa é resultado do encontro de uma massa de ar seco da região com uma massa de ar frio que se deslocou de São Paulo

Foto: Thiago Mesquita
Após uma rápida chuva em alguns pontos da cidade na noite de ontem, Uberlândia amanheceu hoje (21), encoberta por uma névoa que dificulta a visibilidade.
O Aeroporto de Uberlândia está operando por instrumentos nesta manhã, mas não há atrasos ou mudanças nos voos previstos para hoje. Os sistemas utilizados permitem a aproximação da aeronave e estabelecem o movimento do pouso com segurança.
Especialistas apontam que a névoa é resultado do encontro de uma massa de ar seco da região com uma massa de ar frio que se deslocou de São Paulo. Outra explicação, de acordo com a Defesa Civil é que parte do fenômeno seria ocasionado por fumaça, como ocorreu em cidades de São Paulo e do interior do Paraná nesta semana, além da capital, Belo Horizonte.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as camadas de fumaça foram detectadas por satélites, e vem principalmente de incêndios florestais registrados em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e também aqui em Uberlândia, principalmente das regiões do Cerrado e Amazônia.