Ministério da Saúde amplia público de vacinas contra meningite e HPV
A imunização contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação.
Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária da vacina contra o HPV para meninos de 9 e 10 anos. Até então, apenas meninos a partir dos 11 anos podiam receber o imunizante.
A Pasta distribuiu também aos estados a vacina meningocócica ACWY (Conjugada). A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme situação vacinal, para adolescentes de 11 a 14 anos.
A vacina meningocócica ACWY já estava disponível para adolescentes de 11 e 12 anos e agora será ofertada temporariamente para os adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos.
Segundo informações do portal G1, a mudança iguala a indicação da vacina para meninos e meninas, permitindo a vacinação contra HPV de qualquer pessoa entre os 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo.
A imunização contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação. Estudos já mostraram que a estratégia possui impacto positivo pois previne doenças causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero e outras.
Em julho deste ano, o Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária para a vacinação contra o Papilomavirus humano, para homens de até 45 anos de idade, além de transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV.