08 de dezembro de 2020 - 09:55

Governo negocia compra de 70 milhões de doses da vacina Pfizer

Está prevista para hoje (08) uma reunião entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano de vacinação da população.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Divulgação

O Ministério da Saúde deve assinar esta semana o memorando de intenção para compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech contra a Covid-19. A informação foi divulgada em nota assinada pela pasta ontem.

De acordo com o comunicado, as negociações “avançam” e a vacina deve ser fornecida em 2021. No entanto, o texto não cita nenhuma previsão para o início da vacinação.

O secretário-executivo do ministério, Elcio Franco, e técnicos jurídicos da pasta se reuniram ontem com representantes da Pfizer. A negociação é considerada em “estágio final”.

Até então, o governo federal havia anunciado somente uma parceria para pesquisa e produção nacional da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca.

Está prevista para hoje uma reunião entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano de vacinação da população.

Na esteira do anúncio do ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais ontem para informar que a futura vacina contra a Covid-19 será distribuída de forma gratuita para toda a população. Bolsonaro não especificou se isso valerá para qualquer das vacinas em desenvolvimento.

Também ontem, o jornal “The Washington Post” informou que a Pfizer comunicou ao governo dos Estados Unidos que não conseguirá fornecer ao país doses adicionais da vacina até o ano que vem. Isso porque, segundo o jornal, há pedidos de outros países.

Ao vivo