Cientistas identificam três compostos naturais que impedem replicação do coronavírus
Publicada na revista Communications Biology, o estudo mostrou que os compostos inibem de 50% a 70% a ação da enzima que faz a proliferação da doença.
O laboratório do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo identificou três possíveis compostos naturais para o tratamento da covid-19. A pesquisa foi feita em parceria com estudiosos da Universidade de Hamburgo e do Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), ambos da Alemanha.
Os compostos naturais, selecionados em uma triagem com 500 fármacos, se mostraram promissores em inibir a proteína PLpro –uma das enzimas responsáveis pela proliferação do coronavírus.
Todos os 3 compostos são derivados do fenol e classificados como polifenóis, uma classe de compostos bioativos presentes em plantas.
Publicada na revista Communications Biology, a pesquisa mostrou que os compostos inibem de 50% a 70% a ação dessa enzima.
O próximo passo é fazer testes em animais para avaliar melhor a eficácia dos três compostos. Caso sejam bem-sucedidos, será possível avançar os testes clínicos, abrindo possibilidade para novas terapias.