Anvisa recebe primeiro pedido de registro para autoteste de covid-19
O pedido foi realizado pela empresa Okay Technology para um autoteste importado, de modelo que utiliza coleta de swab nasal.
A Anvisa recebeu ontem (31) o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção da Covid-19 no país após a publicação da resolução que autoriza a venda do produto.
O pedido foi realizado pela empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil Ltda para um autoteste importado, de modelo que utiliza coleta de swab nasal. A Anvisa ressalta que tem dado prioridade à análise dessas solicitações de registro, para que as mesmas sejam aprovadas no menor tempo possível.
O autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.
O chamado “teste de antígeno” é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica dos anticorpos contra ele.