Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina hoje
Caso o eleitor não justifique o voto dentro do prazo, é necessário pagar uma multa.
Termina hoje (01) o prazo para eleitores que não compareceram às urnas justificarem a ausência no primeiro turno das eleições de 2022. A ausência no segundo turno também deve ser justificada para a Justiça Eleitoral, entretanto, este prazo segue até o dia 9 de janeiro de 2023.
Caso o eleitor não justifique o voto dentro do prazo, é necessário pagar uma multa pelo serviço de consulta de débitos eleitorais por meio de boleto, pix ou cartão de crédito.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não compareceu a seção eleitoral no dia da votação deve justificar a ausência preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. O software usa um sistema de geolocalização e consegue saber se a pessoa está fora do domicílio eleitoral.
Outra opção para o cidadão é preencher e entregar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral em locais de votação fora de sua cidade.
Caso a multa não seja quitada, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral. Vale lembrar que quem não votar em três turnos seguidos de eleições, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá o título de eleitor cancelado.