02 de fevereiro de 2021 - 09:24

Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado com 57 votos

A candidatura do senador contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Foto: Sérgio Lima

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito ontem (01) em primeiro turno presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos. O resultado da eleição foi anunciado pouco antes das 19h.
Pacheco recebeu 57 votos e Simone Tebet  (MDB-MS) recebeu 21. Os dois foram os únicos que restaram na disputa após Lasier Martins (Pode-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) terem desistido em favor de Tebet.
A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, entre os quais siglas de oposição, como PT, Rede e PDT.
A eleição do senador do DEM é também uma vitória de Davi Alcolumbre, agora ex-presidente do Senado. Alcolumbre atuou como principal cabo eleitoral de Pacheco desde dezembro do ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal barrou a possibilidade de reeleição nas Casas do Congresso.
Rodrigo Pacheco tem 44 anos e nasceu em Porto Velho (RO), mas se mudou na infância para Minas Gerais, onde se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

É advogado criminalista e também ocupou cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Em 2014, foi eleito deputado federal pelo MDB. Está no primeiro mandato como senador, função para a qual foi eleito em 2018, mesmo ano em que se filiou ao DEM. É o atual presidente do diretório mineiro da legenda; e, no Senado, foi líder do partido.

Ao vivo