Lula chega a Portugal para estreitar laços com a União Europeia
A visita marca a primeira viagem do presidente à Europa neste terceiro mandato
O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou nesta sexta-feira (21), em Lisboa, Portugal onde deve ficar até o dia 25, próxima terça-feira.
Lula desembarcou na capital portuguesa às 10h35 (horário local) e não terá compromissos oficiais nesta sexta.
Conforme informações do Palácio do Planalto, o motivo da viagem é a retomada das relações diplomáticas com os países europeus. As pautas das reuniões vão tratar de assuntos como comércio, inovação, ciência e tecnologia e ao menos 13 acordos serão assinados.
Veja programação do presidente e da comitiva:
No sábado (22), Lula vai participar de uma cerimônia de boas-vindas, com honras militares, em Lisboa. Na sequência, encontra-se com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, e com o primeiro-ministro, António Costa, e vai fazer uma declaração à imprensa. Lula também vai participar da 13ª Cúpula Brasil-Portugal — a última ocorreu em 2016.
No domingo (23), a agenda de Lula não tem compromissos, por enquanto, o que sugere que ele terá um dia livre em terras portuguesas.
Na segunda-feira (24), o presidente segue para Matosinhos, no norte de Portugal, para participar de um fórum empresarial em que temas como energia, mobilidade, saúde, tecnologia e inovação serão debatidos. O presidente retorna a Lisboa no mesmo dia em um cargueiro KC-390, produzido pela Embraer.
Ainda na segunda-feira Lula vai assinar o diploma do prêmio Camões concedido ao cantor brasileiro Chico Buarque, em 2019. A honraria não foi entregue por falta de assinatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).