Pfizer anuncia que pretende pedir à Anvisa mudança no protocolo de armazenamento de vacinas
Na solicitação, a farmacêutica permitirá que o imunizante seja armazenado na temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por um período de 30 dias
A farmacêutica Pfizer afirmou em nota que vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alterar o protocolo de armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Representantes da farmacêutica disseram ao canal de TV fechada CNN Brasil que esse pedido possivelmente deve acontecer ainda nesta semana.
A solicitação é a mesma aprovada na agência sanitária da Europa ontem (17), em que o imunizante tem permissão para ser armazenado na temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por um período de 30 dias, desde que o frasco não tenha sido aberto ainda.
Atualmente no Brasil é permitido o armazenamento em geladeira comum apenas por cinco dias e por 14 dias em temperaturas de freezer, entre -15ºC e -25ºC.
Essa mudança pode ajudar no transporte da vacina para outras cidades. Com o protocolo atual, os imunizantes são distribuídos apenas para as capitais, que têm estrutura para o armazenamento.