Ministro de Minas e Energia diz que refinarias da Petrobras serão vendidas
Segundo Adolfo Sachsida, a estatal vai honrar o acordo feito com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em 2019.
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse ontem (26) no Rio de Janeiro (RJ) que tem certeza que a Petrobras vai vender todas as refinarias previstas no plano de desinvestimento e, com isso, vai honrar o acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Ele lembrou que recentemente foram vendidas as Refinarias de Mataripe e a Reman e que isso diminui a concentração do mercado de 98% para 80%.
O acordo fechado entre o Cade e a Petrobras, em 2019, prevê a venda, pela companhia, de 8 refinarias, o que deve resultar na diminuição da atuação da estatal na área de refino no Brasil.
O ministro ainda incentivou os investimentos em Cédula de Produto Rural Verde, título de crédito criado para o financiamento de atividades de reflorestamento e de manutenção de vegetação nativa em propriedades rurais. Ele disse que o ativo pode ser utilizado em projetos ambientais.