Reino Unido e UE chegam a acordo para o Brexit
A decisão aconteceu após uma maratona de negociações entre o premiê britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um novo acordo sobre o Brexit. O anúncio foi feito na manhã de hoje (17), pelo premiê britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após uma maratona de negociações para evitar um divórcio sem acordo.
Agora o parlamento deve concluir o Brexit no sábado (19), segundo estimativa de Boris Johnson. Juncker disse que o acordo é “justo e equilibrado”.
Para que os dois lados chegassem a um acordo, era preciso resolver a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (país independente que integra o bloco europeu).
O anúncio foi feito horas antes da reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus para apreciar e votar o acordo.
O Parlamento britânico já rejeitou três outros acordos fechados pela antecessora de Boris Johnson, Theresa May, com a Comissão Europeia.
Boris Johnson defende que o Reino Unido deixe o bloco em de 31 de outubro com ou sem acordo. Por isso, negociadores dos dois lados se empenharam a chegar a um consenso e evitar o que ficou conhecido como “Brexit duro” (ou sem acordo).