Wagner Moura vence Globo de Ouro e marca momento inédito
Ator venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama pelo longa O Agente Secreto

Foto: Reprodução Instagram
Wagner Moura entrou para a história do cinema brasileiro na 83ª edição do Globo de Ouro, realizada no último domingo (11). O ator venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama pelo trabalho em O Agente Secreto, longa dirigido por Kleber Mendonça Filho, e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a estatueta nessa categoria.
Na categoria, o ator concorreu com nomes como Oscar Isaac, por Frankenstein, e Michael B. Jordan, por Pecadores. Com a vitória, ele repetiu um marco alcançado no ano passado por Fernanda Torres, que venceu como Melhor Atriz em Filme de Drama por Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
Assim, o Brasil soma dois reconhecimentos consecutivos em uma das categorias centrais da premiação.
Durante o discurso de agradecimento, Wagner Moura falou sobre os temas abordados no filme e a mensagem que gostaria de deixar:
“O Agente Secreto é um filme sobre memória — ou a falta de memória — e o trauma geracional. Acho que se o trauma pode ser transmitido de geração em geração, os valores também podem”, disse Moura. “Portanto, isso é para aqueles que mantêm seus valores em momentos difíceis.”
Qual é a história de O Agente Secreto?
Marcelo, personagem de Wagner Moura, atua como professor universitário. Procurado por atividades subversivas, ele foge para Recife em busca de proteção enquanto tenta deixar o país com o filho pequeno. No entanto, ao chegar à cidade, percebe que enfrenta uma nova ameaça ao descobrir que um antigo desafeto decretou sua morte.
Além de Moura, o filme conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési.
O Agente Secreto amplia a presença do cinema brasileiro no circuito internacional e reforça a trajetória de Wagner Moura em produções de alcance global.