Saúde de Céline Dion piora e cantora poderá não voltar aos palcos, diz jornal
A cantora também desenvolveu sensibilidade a ruídos altos e quase não sai de casa devido aos espasmos.
A cantora Céline Dion, que luta contra a ‘Síndrome da Pessoa Rígida’ (SPR) desde o ano passado, apresentou piora em seu estado de saúde. Segundo o jornal britânico “The Mirror”, a estrela precisou cancelar mais apresentações de sua turnê na Europa até 2024 e poderá não voltar aos palcos.
Uma fonte próxima à cantora revelou ao tablóide “National Enquirer”, que Celine está sensível a ruídos altos e quase não sai de casa devido aos espasmos.
Em entrevista ao jornal canadense “Le Journal”, Claudette Dion, irmã de Céline, lamentou que os remédios para o tratamento da doença já não fazem o mesmo efeito.
Segundo o Instituto Nacional de Desordens Neurológicas dos Estados Unidos, a SPR é uma condição neurológica rara e progressiva.
Com a evolução da síndrome, os pacientes podem desenvolver posturas anormais, geralmente curvadas. Algumas pessoas podem também perder a capacidade de andar e se movimentar. Além disso, a perda dos reflexos pode gerar quedas constantes, aumentando riscos de lesões.
A síndrome afeta duas vezes mais mulheres que homens. A ciência, no entanto, não identificou a causa exata da condição. A hipótese é que seja gerada por uma resposta autoimune que deu errado, já que a doença pode estar associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia e alterações na tireoide.
O diagnóstico pode ser confundido com a doença de Parkinson, esclerose múltipla e fibromialgia.