26 de maio de 2025 - 09:24

‘O Agente Secreto’ ganha prêmios no Festival de Cannes 2025

O filme garantiu as categorias de Melhor Ator e Melhor Direção
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 meses

Foto: Reprodução Instagram

O Festival de Cannes anunciou neste sábado (24) os vencedores da edição 2025. O Brasil garantiu dois dos principais prêmios: Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho foi reconhecido com o prêmio de Melhor Direção, ambos pelo filme O Agente Secreto.

A produção nacional acompanha a trajetória de um professor especialista em tecnologia que, na metade da década de 1970, retorna a Recife, sua cidade natal. Ao chegar, ele percebe que está sendo espionado. Moura interpreta o protagonista da trama.

Foto: Sameer AL-DOUMY / AFP

Além de Wagner Moura, o elenco de ‘O Agente Secreto’ traz Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Udo Kier, Thomas Aquino, Hermila Guedes, Isabel Zuaa, Alice Carvalho e outros nomes. O ator não compareceu à cerimônia por estar envolvido nas gravações de outro projeto.

Mais cedo, o filme já havia sido premiado fora da competição oficial. O longa foi escolhido como o melhor filme do festival pelo júri da crítica da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Também recebeu o Prix de Cinéma Art et Essai, concedido por exibidores independentes da França, que apontaram a obra como o principal destaque do evento.

Outros filmes cotados como favoritos também conquistaram troféus. Sentimental Value, de Joachim Trier, It Was Just An Accident, de Jafar Panahi, e Sirat, de Óliver Laxe, saíram premiados.

Entre os destaques do festival, também apareceram Nouvelle Vague, de Richard Linklater; Die, My Love, estrelado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson; Eddington, com Joaquin Phoenix e Pedro Pascal; e O Esquema Fenício, novo trabalho de Wes Anderson.

A atriz francesa Juliette Binoche comandou o júri deste ano. A bancada também contou com os atores Halle Berry, Jeremy Strong e Alba Rohrwacher, os diretores Payal Kapadia, Hong Sang-soo, Dieudo Hamadi e Carlos Reygadas, além da escritora Leila Slimani.

Veja a lista completa dos vencedores

  • Palma de Ouro: It Was Just an Accident (Jafar Panahi)

  • Grande Prêmio do Júri: Sentimental Value (Joachim Trier)

  • Prêmio do Júri: Sirat (Óliver Laxe) / Sound of Falling (Mascha Schilinski)

  • Prêmio Especial do Júri: Resurrection (Bi Gan)

  • Direção: Kleber Mendonça Filho (O Agente Secreto)

  • Roteiro: Young Mothers (Irmãos Dardenne)

  • Ator: Wagner Moura (O Agente Secreto)

  • Atriz: Nadia Melliti (The Little Sister)

Ao vivo