16 de setembro de 2025 - 11:37

Morre Robert Redford, ícone de Hollywood, aos 89 anos

Ator, diretor e produtor marcou gerações com filmes clássicos e ativismo ambiental
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 meses

Foto: Divulgação

O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. A confirmação veio por meio de Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK.

“Robert morreu nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade”, disse o comunicado.

Redford construiu uma carreira sólida e respeitada tanto diante quanto atrás das câmeras. Desde os anos 1960, o ator se destacou em filmes como “Butch Cassidy” (1969), “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976). Ele atuou ao lado de Paul Newman, Jane Fonda, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Barbra Streisand.

Como diretor, recebeu o Oscar por “Gente como a Gente” (1980) e conquistou um Oscar honorário em 2002, reconhecendo sua inspiração para cineastas de todo o mundo.

Além da atuação, Redford deixou legado como produtor e ativista. Ele fundou o Instituto Sundance, que originou o Festival de Sundance, referência mundial em cinema independente.

Embora não gostasse do rótulo de ativista, Redford se destacou em causas ambientais e sociais, conciliando sucesso artístico com compromisso cultural e político.

Em 2018, Redford anunciou sua aposentadoria da carreira de ator. Seu último papel foi em “O Velho e a Arma”, interpretando Forrest Tucker. Ele também apareceu em “Vingadores: Ultimato” (2019), gravado antes do filme final.

Vida pessoal de Robert Redford

O artista deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean e Amy Hart Redford. Ele perdeu dois filhos: Scott Anthony Redford, em 1959, vítima de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, em 2020, devido a câncer.

Ao vivo