15 de setembro de 2023 - 10:12

Martin Scorsese critica obsessão de estúdios por grandes bilheterias

Atualmente, o diretor está promovendo "Assassinos da Lua das Flores", drama estrelado por Leonardo Di Caprio que vai estrear em outubro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

Foto: Reprodução / Internet

Prestes a lançar mais um filme cercado de muita expectativa, Martin Scorsese continua desiludido com os rumos da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.

Considerado um dos melhores diretores americanos de todos os tempos, o cineasta de 80 anos está promovendo “Assassinos da Lua das Flores”, drama estrelado por Leonardo DiCaprio que vai estrear em outubro.

Em um discurso durante o Festival de Cinema de Nova York, o diretor disse achar que a obsessão por bilheterias bilionárias “desvaloriza, degrada e diminui” o valor artístico do cinema. “Desde os anos 1980, existe essa obsessão com números. Isso é meio nojento”, afirmou ele

Foto: Reprodução / Internet

Em entrevista à revista Time, Scorsese também disse que existe atualmente uma “ética do blockbuster” que poderá levar ao fim do cinema como expressão pessoal e artística.

Relembrando seu início de carreira, o diretor pediu mais união em Hollywood e também entre o público, dizendo sentir falta de uma “cultura cinematográfica” entre os americanos.

Responsável por clássicos como Taxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (1990) e O Lobo de Wall Street (2013), Martin Scorsese ainda afirmou que a pressão comercial dos estúdios está “mais brutal do que nunca.

Assassinos da Lua das Flores recebeu uma chuva de elogios após ser exibido no Festival de Cannes, e estará em cartaz nos Estados Unidos a partir de 20 de outubro. O longa ainda está sem data de lançamento no Brasil.

Assista o trailer do filme no player abaixo:

Ao vivo