Mark Knopfler, do Dire Straits, vai leiloar 120 guitarras e amplificadores
A coleção será oferecida aos fãs em Londres, no dia 31 de janeiro de 2024.
O músico Mark Knopfler, do Dire Straits, anunciou que vai leiloar mais de 120 guitarras com 25% dos lucros direcionados para a caridade. O músico de 74 anos disse à BBC que o objetivo é encontrar novos lares para esses instrumentos, pois eles não merecem viver dentro de um case pelo resto da vida.
A coleção será oferecida aos fãs em Londres, no dia 31 de janeiro do ano que vem e engloba os instrumentos utilizados pelo músico ao longo dos 50 anos de carreira, incluindo a sua primeira guitarra.
A venda inclui peças que deverão ser bastante disputadas, como a “Gibson Les Paul” de 1983 que Mark Knopfler usou para gravar os clássicos “Money For Nothing” e “Brothers In Arms”, e que foi utilizada por ele no palco do Live Aid em 1985.
Entre os lotes está também uma Les Paul de 1959 com acabamento sunburst, conhecida como o “Santo Graal das guitarras elétricas”, que tem uma estimativa de alcançar cifras na casa de £ 500.000 (mais de R$ 3 milhões).
Nascido na Escócia, mas criado na Inglaterra, Mark Knopfler nunca teve uma aula de música em sua vida. Ele acabou desenvolvendo um estilo próprio de tocar, que o levou a ser considerado um dos maiores nomes da guitarra de todos os tempos.
Abaixo o anuncio do leilão publicado pelo músico:
The Mark Knopfler Guitar Collection | Christie’s Live Auction, London | 31st January 2024@ChristiesInc is delighted to announce the auction of guitars from the personal collection of Mark Knopfler, the celebrated frontman of the iconic British rock band, @direstraitshq.
(1/3) pic.twitter.com/McUzD1vnKi
— Mark Knopfler (@MarkKnopfler) November 21, 2023