Kate Bush volta ao topo das paradas quase 40 anos depois
O tema de Max (Sadie Sink) ganhou destaque crescente ao longo da quarta temporada

Foto: Divulgação
Uma reviravolta digna do Mundo Invertido colocou uma faixa de 1985 novamente no centro das atenções. “Running Up That Hill”, de Kate Bush, retomou as paradas mundiais após a estreia da quarta temporada de Stranger Things, em maio de 2022. A música alcançou o primeiro lugar no ranking global do iTunes e ultrapassou um bilhão de streams no Spotify pouco mais de um ano depois.
O tema de Max (Sadie Sink) ganhou destaque crescente ao longo da temporada. A faixa rendeu um novo capítulo à própria história da cantora, já que, em seu lançamento, entrou apenas na 30ª posição da Billboard. O caminho até o novo pico durou quase 37 anos e envolveu a série, mas não se limitou a ela.
O impacto de Hounds of Love
Para além da TV, “Running Up That Hill” abre o álbum Hounds of Love, um dos trabalhos centrais da artista. Bush lançou o disco em setembro de 1985, depois de dois anos de experimentação em seu estúdio próprio, instalado em um galpão atrás da casa da família.
O álbum consolidou o uso de equipamentos eletrônicos e sintetizadores na construção de sua música pop. Em entrevista à Option em 1990, Bush contou que instrumentos como o Fairlight CMI influenciavam suas letras com a mesma naturalidade com que piano ou violão fariam.
O jornalista Ben Cardew destacou essa influência em um artigo para a DJ Mag, afirmando que Bush abriu caminhos na exploração de samplers, baterias eletrônicas e sintetizadores.
Hounds of Love marcou duas conquistas paralelas: o retorno comercial após o desempenho moderado de The Dreaming (1982) e a entrada no mercado americano por meio de uma trilogia de videoclipes em plena era MTV.
“Running Up That Hill”, ao lado de “The Hounds of Love” e “The Big Sky”, fortaleceu a carreira de Bush para além do Reino Unido.
A canção originalmente se chamava “Running Up That Hill (A Deal with God)”, nome reduzido em 1986 para compor a coletânea The Whole Story.
O título original entregava parte da proposta poética da letra, que mistura romance, sensualidade e elementos místicos ao imaginar um acordo com Deus para trocar de lugar com outra pessoa.
Ao longo das décadas, a canção ganhou novas vidas. Faith and the Muse lançou sua versão em 2001, Placebo integrou a música ao álbum Covers em 2003, e o Chromatics apresentou uma releitura em 2007.
A década de 2020 trouxe outro movimento: o encontro da artista com a geração Z. O TikTok teve papel importante, com o revival de “Babooshka” em 2021, tendência semelhante ao ressurgimento de “Dreams”, do Fleetwood Mac.
Figuras conhecidas também contribuíram para esse retorno. Charli XCX já citou Bush como referência e Rosalía mencionou a artista ao receber o Grammy Latino em 2019. Na TV, The Handmaid’s Tale usou outras músicas da cantora em sua trilha, enquanto novas versões de “Running Up That Hill” surgiram, incluindo a de Car Seat Headrest.
O peso cultural após Stranger Things
O lançamento da quarta temporada reacendeu o interesse global pela faixa. No Spotify, ela figurou entre os maiores destaques da semana de estreia. Meses depois, o desempenho seguiu crescente.
A CBS estimou que a inclusão da música na série gerou cerca de US$ 2,3 milhões em receitas de streaming. Segundo o Music Business Worldwide, a maior parte desse valor foi diretamente para Bush, que detém os direitos das gravações.
Liam Hess, editor convidado da Vogue americana, definiu o revival como “excitante”. Ao USA Today, Winona Ryder afirmou que se considerava “obcecada” pela cantora desde a juventude e que sugeria a trilha de Bush à produção da série.
O retorno ultrapassou até recordes. Cher, antiga detentora do título de mulher mais velha a chegar ao topo das paradas no Reino Unido, enviou mensagens celebrando o feito: “Recordes existem para serem quebrados!”.
Assim, uma música criada em 1985 encontrou novo público, ganhou outra camada narrativa com Stranger Things e reforçou o papel de Kate Bush como referência para diferentes gerações.