24 de abril de 2025 - 07:51

Interesse por filmes sobre o Vaticano dispara após morte do Papa Francisco

O filme Conclave, que registrou um aumento de 283% no número de visualizações
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 7 meses

Créditos: Divulgação

A morte do Papa Francisco, na segunda-feira (21), impulsionou a audiência do filme Conclave, que registrou um aumento de 283% no número de visualizações.

No dia anterior ao falecimento, o longa somava 1,8 milhão de minutos assistidos. Até o fim do dia 21, esse número saltou para 6,9 milhões de minutos. O título, que retrata os bastidores da escolha de um novo pontífice, voltou a despertar o interesse do público.

Com a morte do líder religioso, a Igreja inicia oficialmente o período de luto e dá início ao processo de seleção de um novo Papa. Cardeais de diferentes países se reúnem para votar no sucessor de Francisco. A decisão acontece a portas fechadas, durante o conclave papal.

A causa oficial da morte foi um derrame cerebral, segundo nota divulgada pela Igreja. Francisco tinha 88 anos.

Além de Conclave, o drama Dois Papas, lançado pela Netflix em 2019, também registrou aumento expressivo de audiência. A obra teve um pico de 417% entre domingo e segunda-feira (21), alcançando 1,5 milhão de minutos assistidos.

Repercussão e legado do Papa Francisco

Papa-Francisco
Créditos: Divulgação

O Papa Francisco assumiu o papado em 2013, após a renúncia de Bento XVI. Durante seu pontificado, ganhou reconhecimento mundial e conquistou a admiração de figuras do entretenimento como Katy Perry, Bono, Leonardo DiCaprio e Angelina Jolie, que estiveram presentes em audiências papais ao longo dos anos.

Ao vivo