“Ainda Estou Aqui” é a aposta brasileira para representar o país no Oscar 2025
Produção de Walter Salles ganhou prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024
Será que o Brasil marcará presença no Oscar 2025? A Academia Brasileira de Cinema escolheu o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Prêmio da Academia em 2025.
O filme disputará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, cujos dez pré-selecionados serão revelados no dia 17 de dezembro. Os finalistas serão conhecidos apenas em 17 de janeiro, quando for divulgada a lista com todos os indicados ao Oscar 2025.
“‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo.”, afirmou Bárbara Paz, presidente da Comissão da Seleção.
Walter Salles disse que é uma “honra” representar o Brasil no Oscar e em outros festivais. Aproveito para celebrar o fato de o cinema brasileiro estar sendo abraçado e premiado desde o início do ano nos principais festivais internacionais como Sundance, Berlim, Cannes, Veneza, Locarno. […] Esse conjunto de filmes prova que nossa cinematografia se reergue depois de anos difíceis. Torço para que o ano que vem seja ainda melhor para o cinema brasileiro.”, relatou o cineasta.
Além disso, Fernanda Torres também comemorou a escolha e disse que todos precisam conhecer Eunice Paiva. “Ela é o elo entre o ontem e o agora. Todos nós, envolvidos na feitura de ‘Ainda Estou Aqui’, estamos muito comovidos com a recepção do filme”, afirmou a atriz.
“Ainda Estou Aqui” também vem chamando a atenção de jornalistas especializados em Oscar. Scott Feinberg, do The Hollywood Reporter, destacou o filme como um forte candidato nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Direção, Direção de Arte, Figurino, Roteiro Adaptado e Melhor Filme.
Após a exibição bem-sucedida em Veneza, o longa-metragem também foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Nas próximas semanas, a produção ganhará destaque em mais dois importantes eventos: o Festival de Cinema de Nova York e o AFI Fest, organizado pelo American Film Institute, uma das instituições mais renomadas do cinema norte-americano.
Sobre o possível concorrente do Oscar
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” retrata a trajetória da família Paiva: Rubens (o pai), Eunice (a mãe) e seus cinco filhos.
Após sofrerem um ato violento e arbitrário, suas vidas se transformam completamente. Eunice, então, se vê obrigada a se adaptar e construir um novo futuro para si e para seus filhos.
Confira o trailer abaixo:
No Brasil, a produção ainda não conta com previsão de estreia