Espaçonave leva cápsula do tempo para a lua com músicas de grandes artistas
A espaçonave “Odysseus” pousou na Lua na última semana
Na última quinta-feira (22/02), chegou a lua uma nova espaçonave intitulada “Odysseus”. O módulo lunar privado, marca a volta de uma nave americana ao solo lunar desde 1972. A novidade é que agora o equipamento também fez história eternizando a nossa cultura musical.
“Caso nos destruamos com uma arma nuclear, um meteoro nos atinja ou as mudanças climáticas nos eliminem, há um testemunho de nossa história na lua”, diz o cineasta Michael P. Nash aclamado pelo documentário “Climate Refugees”.
O arquivo lunar digitalizado inclui músicas de grandes artístas como Elvis Presley, Marvin Gaye, Santana, Jimi Hendrix, Chuck Berry, Sly & the Family Stone, Bob Marley, Janis Joplin, The Who entre outros. Além disso, possuí fotos de eventos como Woodstock e capas de álbuns. o material está protegido dentro de uma estrutura de vidro, níquel e NanoFiche para que dure milhões de anos.
Dallas Santana, que teve a ideia de enviar 222 artistas para a viagem espacial diz que “Esta é música que resistirá ao teste do tempo”. Ele afirma que a música e os artistas que tocaram em 1969 são um ponto focal desta coleção. O ano marca algumas datas importantes da sociedade como quando os humanos pisaram na lua pela prmeira vez.
Santana também espera que as recordações lunares, “ressucite” a geração Woodstock “Precisamos de paz na Terra agora. Trouxemos para a Lua o ‘Verão do Amor’, as pessoas e artistas e mensagens que são necessárias na Terra agora.”