Setor de serviços cresce 0,9% em maio, diz IBGE
Entre os destaques está o setor de transportes que teve expansão de 0,9%.
O volume de serviços prestados no Brasil manteve trajetória positiva dos últimos meses e avançou 0,9% em maio, na comparação com abril. Os dados foram divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a terceira alta mensal consecutiva, o setor responsável por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) — soma de todos bens e serviços produzidos no país — fica 8,4% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda aparece 2,8% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em novembro de 2014.
No mês, todas as cinco atividades investigadas pela pesquisa acompanharam o resultado positivo. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o segmento de serviços avançou 9,2%, a 15ª taxa positiva consecutiva nessa base de comparação.
Entre os destaques, o setor de transportes, com expansão de 0,9%, foi um dos que mais impactaram o avanço dos serviços em maio.
Outro grande impacto no índice geral veio do segmento de informação e comunicação, que, assim como o setor de transportes, também avançou 0,9% em maio. Esse resultado é o terceiro positivo consecutivo da atividade, que acumula crescimento de 3,4% nesse período.