Celso de Mello suspende processos contra Deltan Dallagnol
Os casos estavam previstos para ser analisados hoje (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público, mas devem serem retirados de pauta devido à decisão.
O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na noite de ontem (17), a tramitação de dois processos no Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador Deltan Dallagnol.
Nos dois procedimentos, os autores pediam que Dallagnol fosse removido do posto de coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. Os casos estavam previstos para ser analisados hoje (18) pelo conselho, mas devem serem retirados de pauta devido à decisão.
Uma das ações, de caráter disciplinar, foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo o parlamentar, Dallagnol fez campanha na internet para atacá-lo, influenciando nas eleições para presidente do Senado.
A decisão de Mello atende a um pedido da defesa de Deltan Dallagnol, que afirmou ao STF que há irregularidades no andamento dos processos no Conselho – entre eles, que não foi assegurado o amplo direito de defesa.