24 de julho de 2023 - 13:09

Cantora Leny Andrade morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

A artista se recuperava de uma pneumonia, mas teve piora no quadro clínico e não resistiu
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

Leny Andrade (Reprodução Internet)

Morreu na manhã desta segunda-feira (24) no Rio de Janeiro, a cantora Leny Andrade, aos 80 anos de idade. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá desde junho e se recuperava de uma pneumonia, mas teve piora no quadro clínico e não resistiu.

A morte foi confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde a cantora residia desde 2019.

Leny Andrade iniciou a carreira profissional em 1958, atuando como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Nas décadas de 1980 e 1990, dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico Luz Neon. Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de renome, como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo.

Teve vários hits nas paradas brasileiras que se tornaram marcantes em sua trajetória, como “Estamos aí” (Durval Ferreira, Maurício Einhorn), “Rio” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Céu e Mar” (Johnny Alf), “Influência do Jazz” (Carlos Lyra) e “Contigo Aprendi” (Armando Manzanero).

Em 2018, comemorou 60 anos de carreira com apresentações no projeto “Clube do Choro Convida”, acompanhada pelo violonista Luiz Meira.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento da artista.

Ao vivo