Bento Albuquerque nega risco de apagão, mas pede economia de energia
Em pronunciamento em rede nacional na noite de ontem (28), o ministro de Minas e Energia também pediu aos brasileiros que evitem o desperdício de água.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu ontem (28) em pronunciamento em rede nacional, que as pessoas economizem energia elétrica e evitem o desperdício de água. Essas medidas, disse, reduziriam a pressão sobre o sistema elétrico. O país passa pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Bento Albuquerque disse ainda que a pasta está finalizando um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocar seu maior consumo de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção.
Depois da fala de Bento, a assessoria do Ministério esclareceu que o programa voluntário voltado às empresas está em avaliação junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), associações de consumidores e representantes da indústria. Quando a formatação do programa estiver finalizada, será aberta consulta pública para contribuição de toda a sociedade.