União Europeia adota medidas mais duras para carne do Brasil
Decisão é do comitê de Saúde e Segurança Alimentar do bloco.
O comissário da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, declarou hoje que a União Europeia estuda medidas mais rigorosas para a importação da carne brasileira após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Andriukaitis também afimou que solicitou esclarecimentos ao Ministério da Agricultura em relação à operação, e deve receber respostas até a próxima sexta-feira. Em seguida, a União Europeia deve enviar uma auditoria ao Brasil.
Para o comissário, é necessário restaurar a confiança e a previsibilidade sobre dos produtos brasileiros, e defendeu a adoção de um sistema de controle “oficial e independente”, com respostas imediatas diante de situações de crise.
Mais cedo, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já havia antecipado essa decisão da União Europeia, de endurecer as regras para a importação. Maggi disse ainda que o governo planeja uma comitiva, em maio, que deve visitar países da Europa, Oriente Médio e Ásia para dar “explicações técnicas e políticas” e retomar a confiança no mercado brasileiro.