Uberlândia divulga resultado do primeiro LIRAa de 2017
O índice de infestação do Aedes aegypti na cidade é de 3,5%.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Uberlândia finalizou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa de 2017.
O resultado foi de 3,5% de infestação em imóveis. O ideal para o estudo é um índice abaixo de 1%. Apesar disso o resultado foi considerado abaixo do esperado pela coordenação do Programa Municipal de Ações para o Controle do Aedes, devido às condições climáticas que Uberlândia registrou nos primeiros meses do ano, quando o ambiente era favorável para proliferação do mosquito.
Nos três primeiros meses de 2017, Uberlândia registrou 1.098 casos suspeitos da doença. No mesmo período do ano passado, esse número era de 4.507.
160 agentes realizaram a pesquisa em todos os bairros de Uberlândia entre os dias 13 e 17 de março. Ao todo, foram visitados 10.767 imóveis. Dos criadouros encontrados nas residências, 92% estavam nos quintais e corredores e 8% no interior das casas (salas, cozinhas e banheiros).
Os bairros com maior índice de infestação do mosquito são: Liberdade (20%), Residencial Gramado (18,5%), Povoado Santa Clara (15,4%) e Lagoinha (14,9%).
Com o diagnóstico, a equipe técnica do Programa Municipal de Ações para o Controle do Aedes poderá direcionar de forma precisa as ações para o combate ao transmissor no município.