Sérgio Moro vai ouvir hoje quatro réus da Lava Jato
Ação envolve o ex-ministro Antônio Palocci
O juiz Sérgio Moro vai ouvir hoje, mais quatro réus em ação penal da Lava Jato, que envolve o ex-ministro Antônio Palocci. Entre os réus que vão ser interrogados estão o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. Os dois estão presos no Paraná.
O processo apura se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e o final de 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.
De acordo com denúncias do Ministério Público Federal, Palocci também teria participado de conversas sobre a compra de um terreno, onde hoje é a sede do Instituto Lula, construído pela Odebrecht.
Na quarta-feira (12), Moro derrubou o sigilo dos depoimentos já prestados nesta ação penal. O depoimento de Marcelo Odebrecht detalhou alguns codinomes utilzados em planilhas do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, apontado pela força-tarefa da Lava Jato como o departamento de pagamentos de propinas da empresa. “Italiano”, segundo Marcelo, se referia a Palocci. O codinome “seminarista” se refere a Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ex-presidente do grupo também falou em seu depoimento sobre o codinome “Feira” – o apelido, segundo ele, se refere ao marqueteiro João Santana.