Saúde e Segurança no Trabalho
Ministério da Saúde quer informações de acidentes do trabalho em fichas do SUS
Ministério da Saúde vai fazer um levantamento de dados sobre principais causas de acidentes de trabalho. Entre os anos de 2010 e 2015, o Ministério da Saúde registrou mais de 439 mil acidentes de trabalho grave. Desse total, 276 mil aconteceram por exposição a material biológico e 30 mil por exposição a substâncias químicas relacionadas ao trabalho.
Ontem foi lançada a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho. A campanha pretende destacar a importância do conhecimento e da análise dos dados relacionados a acidentes de trabalhos e descobrir as principais causas, a relação com o tipo de ocupação e os grupos de trabalhadores mais vulneráveis, permitindo assim a adoção de medidas de prevenção mais eficazes.
O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é que a informação seja especificada em todas as fichas de atendimento do SUS – o Sistema Único de Saúde. Assim, a análise de cada caso vai ser mais efetiva, contribuindo para as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
A campanha é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e o da Saúde, e o tema deste ano é “Acidentes de Trabalho – Conhecer para Prevenir”.
A portaria deve ser publicada ainda no primeiro semestre deste ano.