Google perde 250 anunciantes por problema com publicidade
Propagandas vinculadas à conteúdos extremistas e ofensivos causaram reação.
A revelação de que publicidade de grandes empresas e até do governo britânico aparecia junto de conteúdo extremista no YouTube levou o Google a perder mais de 250 anunciantes. As empresas agora exigem descontos para continuar anunciando no site de vídeos, e em uma categoria que atualmente o Google cobra mais caro.
O Google tem hoje um preço maior para seus clientes se eles quiserem que sua publicidade tenha como alvo um público específico ou um determinado conteúdo. Segundo o portal Olhar Digital, muitos clientes estão exigindo que seus anúncios sejam publicados nessa categoria, para reduzir os riscos de aparecer ao lado de conteúdo extremista. E, ainda segundo o portal, dadas as circunstâncias, eles não estão dispostos a pagar mais por isso.
De qualquer jeito, a receita do YouTube e do grupo em geral já deve sentir um impacto por causa dos mais de 250 anunciantes que anunciaram sua retirada do site desde que o jornal britânico The Times revelou no mês passado que até anúncios do Home Office, ministério britânico responsável pelo combate ao terrorismo, eram exibidos em sites com conteúdo ligado a grupos extremistas e com conteúdo ofensivo.