Educação
Governo vai ampliar verbas para universidades estaduais em 2018
O governo pretende ampliar as verbas para a educação nas universidades estaduais em 2018. A informação foi repassada por representantes do executivo aos deputados e estudantes que participaram, nessa terça-feira (18.04.17), da reunião conjunta das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Participação Popular da Assembleia de Minas. A reunião debateu, entre outros assuntos, o projeto de lei do governador que institui o sistema de reserva de vagas, as chamadas cotas.
Pelo projeto, as instituições vão ter que reservar, no mínimo, 45% das vagas: 20% para candidatos negros, mais 20% para alunos de escolas públicas, desde que carentes, 3% para estudantes com deficiência e 2% para indígenas.
Também foi debatido o Programa de Assistência Estudantil na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, e na Unimontes, Universidade Estadual de Montes Claros.
Em relação ao programa de assistência, o Subsecretário de Ensino Superior Márcio Pórtes, explicou que, para este ano, as duas universidades têm, garantidos, recursos de cerca de seis milhões de reais. Para a implantação do programa de cotas e a ampliação das verbas, é necessária uma legislação específica.