Democratas impedem nomeação de Trump nos EUA
Juiz Neil Gorsuch foi eleito pelo presidente republicano para a Suprema Corte.
Os democratas no Senado dos Estados Unidos, que compõe a oposição ao atual governo, conseguiram bloquear a indicação de Neil Gorsuch, o juiz escolhido pelo presidente, Donald Trump, para ocupar um vaga vitalícia na Suprema Corte norte-americana.
Com 55 senadores a favor e 44 contra, Gorsuch não atingiu o mínimo de 60 votos fixado no regulamento do Senado para aprovar os magistrados do Alto Tribunal.
A vitória dos democratas, no entanto, é temporária, já que a bancada do Partido Republicano no Senado aprovou uma reforma nos procedimentos para permitir a confirmação do indicado de Trump.
A manobra, nunca foi utilizada para aprovar um magistrado ao tribunal máximo do país, e é conhecida como “opção nuclear”. Com ela, é permitido confirmar a indicação com uma minoria simples de 51 votos.
Depois que a medida foi ativada está previsto um debate de mais 30 horas. Por isso que espera-se que, apesar dos esforços dos democratas, nesta sexta-feira ocorra a confirmação final de Gorsuch por maioria simples.