MPF recomenda HC-UFU a oferecer tratamento de hemodiálise à noite
Ação prevê também o aumento das vagas disponíveis para os doentes renais crônicos
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação para que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) passe a realizar o tratamento de hemodiálise também no turno da noite. A ação prevê também o aumento das vagas disponíveis para os doentes renais crônicos.
A hemodiálise é um processo de filtragem do sangue que é feito em uma máquina e é indicado quando os rins que não desempenham mais essa função. Em Uberlândia, três unidades de saúde fazem o tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, (SUS). São duas clínicas particulares e o HC-UFU. Segundo levantamento do MPF, são mais de 500 pacientes de Uberlândia e região.
Com o aumento na demanda, faltam vagas no sistema público. Por isso, o MPF recomendou ao HC-UFU que amplie os atendimentos e disponibilize imediatamente o tratamento no turno da noite. Atualmente o procedimento é realizado nos períodos da manhã e tarde.
Hoje, são 51 pacientes cadastrados no HC-UFU recebem o atendimento regularmente pelo ambulatório. A direção da unidade informou que ainda não recebeu a recomendação do ministério público, por isso, não vai comentou sobre o assunto. Agora, o HC-UFU terá 10 dias para atender a sugestão do MPF e responder sobre as medidas adotadas.