23 de setembro de 2026 - 15:44

Paulo Ricardo e Seu Jorge lançam versão de clássico de Marvin Gaye

Faixa chega nesta quarta-feira (23) após mais de uma década de trabalho e autorização da família do cantor norte-americano
Por Mariana Rolim - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 horas

Foto: Reprodução Instagram

Paulo Ricardo e Seu Jorge se uniram pela primeira vez em uma gravação. A parceria chega ao público nesta quarta-feira (23) com o lançamento de “Sangue Bom”, versão em português de “What’s Going On”, clássico de Marvin Gaye (1939-1984).

A nova música mantém a proposta de reflexão presente na composição original, mas traz uma letra voltada para questões como a violência contra mulheres e crianças. A faixa também aborda temas como intolerância, empatia e valorização da vida.

O projeto começou a tomar forma há mais de dez anos e precisou passar pela aprovação da família de Marvin Gaye para chegar ao lançamento oficial em português. Conhecida pelo cuidado com o legado do cantor, a família autorizou a nova versão de “What’s Going On”, lançada originalmente em 1971 e considerada uma das principais canções de protesto da história da música.

“O lançamento de ‘Sangue Bom’ representa a realização de um sonho antigo. Algumas versões chegam até mim de forma quase intuitiva, como se estivessem esperando o momento certo para existir. Foi exatamente o que aconteceu aqui. Desde a primeira demo até o lançamento, foram muitos anos de dedicação, cuidado e respeito à obra original”, disse Paulo Ricardo.

“Sangue Bom” atualiza mensagem de Marvin Gaye

Assim como “What’s Going On”, “Sangue Bom” parte de questões sociais para construir sua mensagem. A nova letra aproxima a composição de discussões que continuam presentes no cotidiano, especialmente quando trata de violência, intolerância e respeito à vida.

“Essa canção sempre me emocionou pela forma como fala de assuntos tão profundos e universais. Décadas depois de seu lançamento, ela continua dialogando com o presente e provocando reflexões necessárias. Foi isso que me motivou a apresentar essa versão ao público brasileiro”, contou o cantor.

Além da importância da música escolhida, a gravação também concretiza uma parceria que Paulo Ricardo e Seu Jorge planejavam havia anos. Os dois se conheceram há cerca de duas décadas e, desde então, já tinham conversado sobre a possibilidade de trabalharem juntos.

“Nos conhecemos há cerca de vinte anos e sempre existiu a vontade de fazer algo juntos. Quando chegou a hora certa, tudo aconteceu de maneira muito natural. Seu Jorge trouxe talento, personalidade e uma interpretação que elevou a canção a outro patamar”, disse Paulo.

Produção reúne músicos do Trio Mocotó

A produção de “Sangue Bom” ficou por conta de Waldo Denuzzo, que já havia trabalhado com Paulo Ricardo no álbum “Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius”.

Para construir a sonoridade da nova faixa, Denuzzo chamou Nereu Gargalo e João Parahyba, integrantes históricos do Trio Mocotó. Já a mixagem ficou sob responsabilidade de Lucas Nunes e Leo Marques.

O lançamento também chega acompanhado de um videoclipe dirigido por Leo Liberti. A produção registra momentos dos bastidores e do processo criativo da música, incluindo encontros musicais que contribuíram para definir a identidade da faixa.

A capa, por sua vez, leva a assinatura de Speto, artista ligado à arte urbana brasileira e conhecido por incorporar referências da cultura popular em seus trabalhos.

Ao vivo