08 de setembro de 2026 - 15:22

Bad Bunny conquista primeiro Emmy com especial do Super Bowl

Cantor porto-riquenho também fez história ao se tornar o primeiro artista a vencer o álbum do ano no Grammy com um trabalho totalmente em espanhol.
Por Mariana Rolim - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 17 horas

Foto: Divulgação

Bad Bunny conquistou seu primeiro Emmy de horário nobre no sábado (5), durante a primeira noite da cerimônia que anteriormente recebia o nome de Creative Arts Emmys. O cantor porto-riquenho venceu na categoria de melhor especial de variedades ao vivo por “The Apple Music Super Bowl LX Halftime Show Starring Bad Bunny”, exibido pela NBC.

Além de comandar a apresentação, Bad Bunny também recebeu o reconhecimento como produtor. Com a vitória, o especial do intervalo do Super Bowl se tornou apenas o segundo da história a levar o principal Emmy de programa na categoria.

Em 2022, “The Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show Starring Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar, 50 Cent” também conquistou o prêmio.

Shawn Carter, conhecido como Jay-Z, Desiree Perez e Jesse Collins receberam o reconhecimento como produtores executivos dos dois especiais. Dave Meyers também ganhou o prêmio como coprodutor executivo nas duas produções.

Na disputa deste ano, Bad Bunny superou “83rd Annual Golden Globes”, da CBS; “68th Annual Grammy Awards”, também da CBS; “The Oscars”, da ABC; e “78th Annual Tony Awards”, da CBS. A conquista acontece sete meses depois de o cantor fazer história no Grammy. Na ocasião, ele se tornou o primeiro artista a vencer o prêmio de álbum do ano com um disco inteiramente em espanhol, graças a “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”.

Especial de Bad Bunny bate recorde no Emmy

“The Apple Music Super Bowl LX Halftime Show Starring Bad Bunny” conquistou sete prêmios e passou a ocupar o primeiro lugar entre os especiais de intervalo do Super Bowl com mais troféus na história do Emmy.

A produção superou o show de 2022, que recebeu três estatuetas. Além disso, o programa de Bad Bunny entrou para a história como o primeiro especial em língua espanhola a vencer na categoria de melhor especial de variedades ao vivo. A produção também ganhou nas categorias de direção musical, direção de especial de variedades, mixagem de som, coreografia, design de iluminação e direção técnica e fotografia.

Outro programa com participação de Bad Bunny também recebeu um Emmy. O episódio de estreia da 51ª temporada de “Saturday Night Live”, apresentado pelo cantor, venceu na categoria de melhor maquiagem para programa de variedades, não ficção ou reality show.

Taylor Swift concorreu ao Emmy de melhor especial de variedades pré-gravado com “Taylor Swift | The Eras Tour | The Final Show”, disponível no Disney+. A cantora, porém, perdeu o prêmio para “The Muppet Show”.

A produção vencedora também contou com Sabrina Carpenter, que conquistou seu primeiro Emmy como produtora executiva e artista do especial. Maya Rudolph e Seth Rogen também participaram do projeto. Os demais concorrentes eram “Dave Chappelle: The Unstoppable…”, “Nikki Glaser: Good Girl” e “Wicked: One Wonderful Night”.

“The Late Show With Stephen Colbert” também apareceu entre os destaques da cerimônia, com cinco prêmios. Entre os reconhecimentos estão troféus relacionados a episódios que contaram com Paul McCartney e Elvis Costello, além de outro programa que teve Bruce Springsteen e convidados surpresa.

Já “Billy Joel: And So It Goes”, da HBO Max e HBO, venceu na categoria de melhor mixagem de som para programa de não ficção. O segmento “Blink Again”, de “Sean Combs: The Reckoning”, da Netflix, ganhou como melhor edição de imagem para programa de não ficção. “Mr. Scorsese”, produção da Apple TV+ sobre o cineasta Martin Scorsese, levou o Emmy de melhor série documental ou de não ficção.

Outros destaques da premiação

Na segunda noite da cerimônia, realizada no domingo (6), Julie Andrews conquistou pelo segundo ano consecutivo o Emmy de melhor performance de voz para personagem por interpretar Lady Whistledown em “Bridgerton”. Aos 90 anos, Andrews se tornou a mulher mais velha a conquistar um Emmy de horário nobre. Ela superou por uma pequena margem a amiga de longa data Carol Burnett, que tinha 90 anos quando recebeu seu Emmy mais recente, em 2024.

A atriz já havia conquistado outros dois Emmys de horário nobre. Em 1973, venceu por “The Julie Andrews Hour” e, em 2005, recebeu o prêmio por “Broadway: The American Musical”. A relação de Andrews com a música também aparece nos números da Billboard 200. Dois álbuns de elenco de musicais da Broadway estrelados por ela, “My Fair Lady” e “Camelot”, chegaram ao primeiro lugar da parada, assim como as trilhas de “Mary Poppins” e “The Sound of Music”.

Rob Reiner, que morreu em dezembro, recebeu postumamente o Emmy de melhor ator convidado em série de comédia por interpretar Albert em “The Bear”. Esse foi o terceiro Emmy de sua carreira. Antes, ele havia vencido duas vezes por “All in the Family”, em 1974 e 1978. “South Park”, do Comedy Central, conquistou pela sexta vez o Emmy de melhor programa de animação. Os produtores executivos Trey Parker e Matt Stone estavam entre os vencedores. A Academia de Televisão também entregou pela primeira vez o Legacy Award, prêmio dedicado ao conjunto da obra. “I Love Lucy”, série da CBS estrelada por Lucille Ball e produzida por seu marido, Desi Arnaz, recebeu a homenagem. O programa completa 75 anos em outubro.

As duas noites que antecederam a cerimônia principal reuniram 102 categorias. A organização entregou 49 prêmios no sábado e outros 53 no domingo. A transmissão principal do Emmy acontece na segunda-feira (14), com 19 categorias na programação. As duas cerimônias anteriores não contam com transmissão ao vivo, mas a FXX exibirá os principais momentos no sábado (12), às 20h, no horário do Pacífico. No dia seguinte, a edição ficará disponível no Hulu.

Mariska Hargitay também apareceu entre os nomes premiados no sábado. Ela recebeu dois troféus por produzir e dirigir “My Mom Jayne: A Film by Mariska Hargitay”, documentário sobre sua mãe, a atriz Jayne Mansfield. Hargitay ainda terá outra função na premiação: ela apresentará a cerimônia principal do Emmy, que a NBC transmite em 14 de setembro.

Entre os programas que acumularam mais de um troféu nas duas noites, “Widow’s Bay” liderou com oito vitórias. Na sequência, “The Apple Music Super Bowl LX Halftime Show Starring Bad Bunny” ficou com sete. “DTF St. Louis” e “The Traitors” conquistaram seis prêmios cada. “The Late Show With Stephen Colbert” e “Spider-Noir” chegaram a cinco, enquanto “The Muppet Show”, “The Pitt” e “Pluribus” terminaram com quatro. “Beef”, “Love on the Spectrum”, “Margo’s Got Money Troubles” e “Palm Royale” receberam três prêmios cada. Já “Bridgerton”, “Fallout”, “Genndy Tartakovsky’s Primal”, “My Mom Jayne: A Film by Mariska Hargitay” e “Ocean With David Attenborough” conquistaram duas vitórias.

Ao vivo