Tom Cruise recebe Oscar honorário e reúne estrelas em Hollywood
A cerimônia, realizada sob chuva forte em Los Angeles, também movimentou os bastidores da corrida pelo Oscar 2026

Foto: Michael Tran / AFP
Tom Cruise recebeu um Oscar honorário na noite de domingo (16) e atraiu alguns dos maiores nomes de Hollywood para a cerimônia. O ator americano, que acumula mais de quatro décadas de trabalho e mais de 50 filmes no currículo, conquistou sua primeira estatueta dourada.
Alejandro González Iñárritu abriu a homenagem com leveza: “Escrever um discurso de quatro minutos para celebrar os 45 anos de carreira de Tom Cruise é o que se chama nesta cidade de missão impossível”. Ele dirige Cruise no filme “Judy”, previsto para 2026.
Cruise subiu ao palco do Salão Dolby ao som da trilha de “Missão Impossível”, saga que marcou sua trajetória. Steven Spielberg, Colin Farrell e Emilio Estévez estavam entre os colegas que aplaudiram o astro.
Muito emocionado, Cruise agradeceu: “Meu amor pelo cinema começou desde muito jovem”, contou. Ele descreveu as salas de exibição como lugares que despertaram “uma fome de aventura, uma fome de conhecimento, uma fome de compreender a humanidade, de criar personagens, de contar uma história, de ver o mundo”. Depois completou: “Abriu meus olhos”.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega os Oscars honorários para celebrar carreiras inteiras e contribuições significativas ao cinema. Cruise já recebeu quatro indicações anteriores, mas nunca levou o prêmio.
Iñárritu destacou o impacto do ator e arrancou risadas ao lembrar bastidores das gravações: “Este homem comeu mais pimenta do que qualquer mexicano”.
Cruise devolveu os elogios e citou os outros homenageados da noite, incluindo Dolly Parton, vencedora do prêmio Jean Hersholt pelo trabalho humanitário. “Nós não tínhamos muito para dividir, mas minha mãe e meu pai me ensinaram que quanto mais você dá, mais bênçãos você recebe”, disse Parton em vídeo, após anunciar que não compareceria por motivos de saúde.
Encontros e movimentações da noite
A cerimônia, realizada sob chuva forte em Los Angeles, também movimentou os bastidores da corrida pelo Oscar 2026. Ryan Coogler recebeu saudações calorosas de Jacob Elordi, e Ted Sarandos cumprimentou Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, aposta brasileira para o prêmio de Melhor Filme Internacional. O Brasil venceu a categoria este ano com “Ainda Estou Aqui”.
Elle Fanning e Renate Reinsve, do filme norueguês “Valor Sentimental”, conversaram antes da solenidade. Ariana Grande, Cynthia Erivo e Jonathan Bailey, trio de “Wicked: Parte II”, também passaram pelo tapete.
Cynthia Erivo entregou o Oscar honorário para Debbie Allen, conhecida por trabalhos em “Fama” e “Ragtime” e por dirigir a cerimônia do Oscar durante uma década. A Academia também celebrou Wynn Thomas, designer de produção que marcou gerações dentro da indústria.