Maria Bethânia estreia turnê “60 anos de carreira” com homenagens
Após parceria com Caetano, cantora apresenta repertório inédito

Foto: Guilherme Nabhan / Divulgação
Menos de seis meses depois de encerrar a turnê “Caetano & Bethânia”, ao lado do irmão Caetano Veloso, Maria Bethânia voltou aos palcos com o projeto “Maria Bethânia: 60 anos de carreira”. A estreia aconteceu no último fim de semana, no Vivo Rio, no centro do Rio de Janeiro.
Enquanto Caetano segue com o espetáculo “Caetano nos Festivais”, Bethânia optou por renovar o repertório. A cantora preparou um setlist que mistura clássicos da música popular brasileira, homenagens a grandes nomes e ainda traz uma composição inédita de Rita Lee.
No show de estreia, Bethânia entoou canções como “Olha”, de Roberto e Erasmo Carlos, parte da trilha sonora da nova versão de Vale Tudo. Também cantou “Cheiro de Amor”, do álbum Mel (1979), além de clássicos de Chico Buarque, como “Samba do Grande Amor” e “Rosa dos Ventos”, recebidos com longos aplausos.
Antes de interpretar “Sussuarana”, a artista recitou o poema “Vozes / A voz de Nana”, de Eucanaã Ferraz, em homenagem a Nana Caymmi, que morreu em maio deste ano. “Ela canta. Pode-se ouvir. Pode-se ver: a voz vem do mar. (…) Ela canta e a canção acorda ou adormece ou brinca ou navega ou ama. Voz de Nana.”
Tributos a grandes vozes da música
Bethânia também incluiu no repertório “Mares da Espanha”, lembrando Angela Ro Ro, que morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Outra homenagem especial foi para Rita Lee, que faleceu em 2023. A cantora apresentou a inédita “Palavras de Rita”, escrita por Rita para Bethânia e musicada por Roberto de Carvalho.
Ver essa foto no Instagram
O texto da canção carrega versos intensos:
“Eu, hermafrodita / Da água respirei, a vida / No sangue que bebi, o soro / Nos ares explodi, em choro / Da gula que comi, a fome / Da fêmea que nasci, homem / Eu me transformei, em mim (…)”.
Agenda de apresentações de Maria Bethânia
A artista segue com temporada no Vivo Rio em 13, 14, 20 e 21 de setembro. Depois, leva a turnê para São Paulo, no Tokio Marine Hall, em oito datas durante outubro (4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26). Por fim, desembarca em Salvador nos dias 15 e 16 de novembro.
Os ingressos estão disponíveis no site da Ticketmaster Brasil.