Deftones confirma retorno ao Brasil em 2026

Foto: Divulgação
A banda americana Deftones, formada por Chino Moreno (voz), Stephen Carpenter (guitarra), Abe Cunningham (bateria) e Frank Delgado (teclados e samples), não se apresenta no Brasil desde 2015. Naquele ano, o grupo tocou no Rock in Rio e abriu o show do System of a Down em São Paulo. Antes disso, os músicos vieram ao país em 2001, 2007, 2009 e 2011.
Nos últimos anos, surgiram especulações sobre um retorno, especialmente em festivais, mas sem confirmações. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o baterista Abe Cunningham afirmou que a espera vai acabar. “Acontecerá muito em breve. Será em 2026.”
Cunningham não revelou datas ou cidades, mas garantiu que o Brasil está no itinerário da próxima turnê. Ele destacou o engajamento dos fãs brasileiros nas redes sociais, lembrando que os pedidos para que a banda volte ao país aparecem com frequência.
“É engraçado, porque você vê em todos os comentários no Instagram: ‘come to Brazil’ (‘venha ao Brasil’), o que nós amamos. Então, não vai demorar. Faz muito tempo [desde a última visita]. Mal podemos esperar para retornar.”
Deftones no Rock In Rio
Durante a conversa, o baterista relembrou a primeira visita ao Brasil, em 2001, quando o Deftones se apresentou na terceira edição do Rock in Rio ao lado de Red Hot Chili Peppers, Silverchair e outras atrações.
“Foi a nossa primeira vez na América do Sul. Tocamos em Buenos Aires, mas aquele show em particular… sempre tínhamos ouvido falar de Rock in Rio. Este era o original, antes de ele se expandir para outras cidades e ficar tão grande.”
Ele também contou histórias de bastidores, como o momento em que quase foi atingido por uma fruta jogada de mais de 20 andares pelo colega Chino Moreno, no hotel onde estavam hospedados.
Segundo Cunningham, a apresentação no festival fluminense foi a maior da carreira da banda até aquele momento.
“Absorvemos tudo daqueles dias no Brasil. O show foi o maior que já havíamos feito. Uma loucura. Daí estávamos no ônibus, o Iron Maiden estava conosco e a imagem da Britney Spears estava no display. Ficamos tipo: ‘cadê a Britney?’. [Risos] Foi uma incrível primeira vez. Aconteceram mais coisas, mas não posso dizer. [Risos]”