11 de junho de 2025 - 09:51

Série sobre criador de “Chaves” estreia com bastidores inéditos

Além do personagem-título a série também destaca outros momentos da carreira de Bolaños: seu início como publicitário, os primeiros roteiros, e a criação de figuras como Doutor Chapatin
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 meses

Foto: Reprodução

A trajetória de Roberto Gómez Bolaños, o criador de personagens como Chaves e Chapolin Colorado, ganhou espaço na nova série “Chespirito: Sem Querer Querendo”. A produção acompanha a vida do humorista desde a infância até os anos de maior sucesso, entre as décadas de 1950 e 1980.

Além do personagem que vivia em um barril e se tornou ícone da TV latino-americana, a série também destaca outros momentos da carreira de Bolaños: seu início como publicitário, os primeiros roteiros, e a criação de figuras como Doutor Chapatin e o próprio Chapolin.

Roberto Gómez Fernández, filho do humorista e responsável pela criação e roteiro da série, passou dois anos selecionando o elenco. Por questões legais, os nomes de Florinda Meza e Carlos Villagrán, que interpretavam Dona Florinda e Quico, precisaram ser alterados. Na série, os personagens aparecem como Margarita Ruíz e Marcos Barragán.

Dona-Florinda
Foto: Reprodução
Quico
Foto: Reprodução

A atriz Florinda Meza se posicionou contra a produção. “Não há respeito pela minha pessoa e muito menos pela verdade”.

O ator Pablo Cruz foi escalado para viver o personagem-título. Durante o processo de seleção, escutou que era “alto demais” para o papel.“Foi a primeira vez me disseram isso na minha carreira”, disse o ator de 1,75 m, durante a apresentação da série na Cidade do México.

Bolaños tinha 1,62 m, mas a diferença de altura não impediu Pablo de convencer os produtores com sua interpretação.

Para Roberto Fernández, a série foi uma forma de reencontrar o pai.“Muitas vezes eu olhei as cenas sendo gravadas e vi Roberto Gomez Bolaños vivo de novo. É um nível de semelhança que era importante. Não é uma imitação, são certas características parecidas”, afirmou.

A produção também aborda momentos delicados, como o início do relacionamento entre Bolaños e Florinda Meza, quando ele ainda era casado, e os conflitos com Villagrán, o intérprete de Quico.

Preparação para ser Chiquinha

Paola Montes de Oca, atriz responsável por viver Chiquinha, passou por um processo intenso de preparação. Ela treinou diretamente com María Antonieta de las Nieves, atriz que interpretou a personagem original.

“Ficamos ensaiando horas e horas. Ela me contou as experiências da vida, me mostrou como interpretar. Fiz a melhor atuação que poderia fazer, o mais parecido possível com a original”, contou Paola. Segundo ela, a imersão ajudou a compreender os trejeitos e os bordões da filha de Seu Madruga.

Chiquinha
Foto: Reprodução
Ao vivo