09 de abril de 2025 - 10:09

Robert De Niro será homenageado no Festival de Cannes

O ator entra para o seleto grupo de ícones como Meryl Streep, Clint Eastwood e Jane Fonda, que também já foram laureados com o prêmio especial
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 8 meses

Créditos: Divulgação

O ator Robert De Niro vai receber uma Palma de Ouro honorária na 78ª edição do Festival de Cannes. O anúncio veio nesta segunda-feira (7), celebrando a carreira que marcou gerações e transformou o cinema mundial. A honraria, que é a maior da tradicional mostra francesa, reconhece o impacto duradouro da filmografia de De Niro.

O ator entra para o seleto grupo de ícones como Meryl Streep, Clint Eastwood e Jane Fonda, que também já foram laureados com o prêmio especial.

O tributo oficial acontece no dia 13 de maio, logo na abertura do festival, que se estende até o dia 24 do mesmo mês. Além da homenagem, De Niro vai compartilhar sua experiência em uma masterclass exclusiva no palco do  Teatro Debussy, voltada aos convidados do evento.

Sobre a honraria, o ator fez uma declaração cheia de sentimento:

“Tenho sentimentos tão profundos pelo Festival de Cannes, especialmente agora, quando há tantas coisas no mundo nos afastando, Cannes nos reúne — contadores de histórias, cineastas, fãs e amigos. É como voltar para casa.”

Em nota oficial, o festival exaltou a contribuição de De Niro ao cinema mundial e seu papel no nascimento de uma geração marcante de diretores nova-iorquinos:

“Sua estreia nas telas selou o destino de uma geração histórica de diretores na cidade de Nova York, que se tornaria a próxima leva de cineastas de Hollywood. Desde os primeiros filmes de um recém-formado Brian De Palma, Robert De Niro emprestou seus traços a personagens anti-heróis.”

E completou com uma imagem  de sua formação artística:

“De sua juventude boêmia como filho de pintores em Nova York, ele trouxe uma atitude de rua que, com seus próprios códigos de conduta e ética, temperaria suas primeiras interpretações e, mais tarde, floresceria diante das câmeras de Martin Scorsese.”

http://

Ao vivo