04 de abril de 2025 - 17:53

Documentários destacam legado de Rita Lee com estreia nos cinemas e no streaming

Dois documentários celebram a trajetória da rainha do rock, com imagens e cartas inéditas e homenagens de grandes nomes da música
Por Geovanna Moraes Lima - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 8 meses

Foto: Reprodução/Internet

A eterna rainha do rock brasileiro será celebrada em dose dupla neste ano. No dia 8 de maio, data que marca dois anos desde sua partida, Rita Lee será homenageada com o lançamento do documentário “Rita Lee: Mania de Você”, que chega com exclusividade à plataforma de streaming Max.

Dirigido por Guido Goldberg, o longa de 90 minutos revisita a trajetória brilhante de Rita, explorando suas mais de cinco décadas de reinvenção, sucesso e resistência no universo da música. Mas não para por aí! A produção promete emocionar com material inédito, incluindo uma carta de despedida escrita por Rita para seu marido, Roberto de Carvalho, e seus três filhos, Beto, Antônio e João.

Para deixar tudo ainda mais especial, grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Ney Matogrosso, também participam, compartilhando memórias e histórias ao lado da artista que mudou a cara do rock nacional.

“Ritas”

Além do documentário da Max, Rita Lee também será celebrada no longa “Ritas”, que teve sua estreia durante a 30ª edição do festival de cinema documental “É Tudo Verdade”, que acontece entre os dias 3 e 13 de abril, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/Internet

A pré-estreia em São Paulo rolou na última quarta-feira (2), na Cinemateca Brasileira, com direito a sessão aberta ao público. Já nesta quinta-feira (3), os fãs poderão assistir ao filme no CineSesc, às 17h30, seguido por um bate-papo especial com o diretor Oswaldo Santana.

Estreia no Rio e lançamento nacional

O público carioca também terá sua chance de conferir “Ritas” nas telonas. No dia 13 de abril, o documentário será exibido em duas salas: Estação Net Botafogo (às 20h30) e Estação Net Rio (às 21h). E, claro, o diretor Oswaldo Santana também marcará presença na sessão de estreia.

Com 83 minutos de duração, o filme promete revelar diversas versões da artista, como diz a sinopse oficial: “poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa”. E para quem perder o festival, a boa notícia é que “Ritas” chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 22 de maio.

Ao vivo