31 de março de 2025 - 14:00

Dua Lipa se livra de acusação de plágio e comemora decisão judicial

Dua Lipa vence processo de plágio e justiça decide que semelhanças em elementos básicos da música pop não configuram violação
Por Geovanna Moraes Lima - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 dias

Foto: Reprodução/Internet

O longo processo judicial contra Dua Lipa chegou ao fim. A cantora foi acusada de plágio pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer, que alegavam semelhanças entre a música “Wiggle and Giggle All Night”, de 1979, e o hit “Levitating”, lançado em 2020. No entanto, a decisão da juíza distrital dos EUA, Katherine Polk Failla, foi favorável à artista.

Segundo antecipado pela Rolling Stone, a magistrada determinou que não houve plágio e arquivou o caso. Ela também argumentou que um estilo musical não pode ser protegido judicialmente.

“O Tribunal conclui que um estilo musical, definido pelos Autores como ‘pop com um toque de discoteca’, e uma função musical, definida pelos Autores para incluir ‘entretenimento e dança’, não podem ser protegíveis — isoladamente ou em conjunto — porque… [isso] impediria completamente o desenvolvimento posterior da música naquele gênero ou para aquele propósito“, afirmou.

Desde o início do processo, a equipe jurídica de Dua Lipa insistiu que a cantora e os demais compositores “nunca ouviram” a música “Wiggle and Giggle All Night”. A advogada Christine Lepera reforçou esse ponto em 2022, argumentando que as semelhanças citadas eram, na verdade, elementos básicos da música pop.

“As supostas semelhanças — uma escala descendente na qual cada tom é repetido em notas uniformemente espaçadas e um ritmo de clave comum — são improtegíveis e são o resultado do uso coincidente de blocos de construção musicais básicos“, explicou.

Mesmo com a decisão desfavorável, os advogados de Brown e Linzer já indicaram que pretendem recorrer.

Assim que soube do resultado do julgamento, Dua Lipa fez questão de compartilhar a notícia com seus fãs. Em suas redes sociais, ela repostou a matéria sobre sua vitória e adicionou um emoji de beijo na legenda, comemorando discretamente o desfecho positivo do caso.

Nova fase na carreira

Enquanto celebra a vitória judicial, Dua Lipa segue com a sua agenda musical. Em 16 de março, ela retomou a turnê “Radical Optimism Tour”, que havia sido iniciada em novembro de 2024 para promover o álbum homônimo. O primeiro show de 2025 aconteceu em Melbourne, na Austrália, e trouxe novidades para os fãs.

Além de um novo palco, a cantora tem surpreendido o público com covers exclusivos em cada apresentação. Um dos momentos mais marcantes até agora foi sua interpretação do clássico “The Less I Know The Better”, com a participação especial do vocalista Kevin Parker.

Ao vivo