Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama
Em seu discurso, a atriz relembrou a indicação da mãe, há 25 anos, por “Central do Brasil”
Vitória histórica para o Brasil! No último domingo (5), a atriz brasileira Fernanda Torres levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, por sua performance em “Ainda Estou Aqui”.
A conquista de Fernanda aconteceu em uma categoria concorrida, na qual ela disputava com Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Torres não escondeu a surpresa. “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente”.
Ela agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos: “E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou.”
Encerrando seu discurso, a atriz relembrou a indicação da mãe, há 25 anos, por “Central do Brasil”: “Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!”
Embora Ainda Estou Aqui não tenha levado o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa (a categoria foi vencida pelo francês Emilia Pérez), a vitória de Fernanda Torres representa um marco importante para o cinema brasileiro no cenário internacional.
O Reconhecimento Internacional
A campanha de divulgação de Ainda Estou Aqui para a temporada de premiações em Hollywood foi um grande sucesso, e Fernanda Torres não hesitou em reconhecer o trabalho de imprensa envolvido.
Ela destacou o apoio de veículos internacionais como Variety, Collider e Deadline, que ajudaram a impulsionar sua visibilidade nas premiações. Variety chegou a listar Fernanda como uma das favoritas ao prêmio, e seu filme também foi reconhecido em outra categoria, concorrendo a Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, traz Fernanda no papel de Eunice Paiva, uma mulher que passa 40 anos em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens, durante a ditadura militar no Brasil. A trama é baseada em fatos reais e emociona pela luta de Eunice, interpretada por Fernanda, para entender o destino de seu esposo, vivido por Selton Mello.
Fernanda Torres e a corrida para o Oscar
Considerado um “termômetro” para o Oscar, o Globo de Ouro pode ser um indicador importante para o futuro de Fernanda na corrida pela estatueta dourada. Para Variety, sua vitória consolidou ainda mais seu lugar na disputa por outros prêmios.
O Oscar 2025 acontecerá no dia 2 de março, com as indicações sendo anunciadas em 17 de janeiro. Ainda Estou Aqui já figura entre os 15 pré-selecionados para Melhor Filme Internacional, mas a categoria de Melhor Atriz não conta com uma lista prévia, o que deixa a expectativa para o possível anúncio de Fernanda na disputa.